sexta-feira, 2 de novembro de 2007

A GLOBO E A DISPUTA PELO PENTA - LEVI DE FREITAS

A Globo e a disputa pelo penta.

“É peeeentaaaaaa! É peeeeeentaaaaaa!” – Galvão Bueno

31 de Outubro de 2007. Estádio Morumbi, São Paulo/Sp. Cerca de 70.000 torcedores ensandecidos acompanham a partida que, matematicamente, decidiu o campeonato brasileiro do ano em questão. A bola, tal qual musa, passeia na passarela verde, de pé em pé (e de pé em cabeça), até morrer no gol, por três vezes seguidas. São Paulo 3 x 0 América. Conquista tricolor no campo, inquestionável. A disputa, por pontos corridos, contou com mais 18 concorrentes. O São Paulo conseguiu a façanha de, com quatro rodadas de antecedência e 15 pontos de vantagem sobre o atual segundo colocado (o campeonato ainda não acabou), faturar o torneio pela segunda vez consecutiva, e pela quinta vez em sua história.

Seu goleiro, Rogério Ceni, barreira quase intransponível, é venerado no mundo inteiro como um dos melhores jogadores em atividade. Sua linha de defesa, ovacionada por muitos, devido sua segurança e confiabilidade. Seu elenco, inquestionavelmente o melhor do país. Seus cofres, os mais cheios. Seus títulos, os mais importantes. Chamado no exterior de ‘o rei do Brasil’, o ‘papa-títulos’.

Diante de tudo que fora exposto, além de acompanhando a trajetória desta vitoriosa equipe há anos (exatos 15), como não render-me a ela? Por isto, parto agora em sua defesa. Além de não perder a oportunidade de criticar a Rede Globo...

Após a conquista tricolor, um assunto fora desenterrado pelos nossos irmãos jornalistas do Globo Esporte. 15 (ou 20) anos depois, eles agora vestem-se de rubro-negro e partem em defesa do polêmico título brasileiro do ano de 1987, ‘conquistado’ pela equipe do Clube de Regatas Flamengo, segundo o ‘Clube do 13’, uma espécie de sindicato fajuto dos ‘principais’ clubes de futebol brasileiros, contudo, negado pela CBF, entidade máxima do esporte no país. Ora, não fosse a fragrância mumificada, ainda há agravantes que tornam toda esta história inviável, principalmente se observados quem está tomando posicionamento. Contudo, discursemos sem ‘agressões’ e nos embasemos em fatos.

A princípio, por qual motivo a diretoria rubro-negra deixou que seu direito de campeão fosse expurgado de si durante tanto tempo? O título em questão, datado do ano de 1987, ou seja, já há 20 longínquos anos decorridos. 20 anos! Isso é mais do que eu tenho de vida! Sendo uma equipe de tanta torcida, reconhecidamente influente no cenário nacional, deixaram-se ‘furtar’ o direito do título e não se manifestaram... E a culpa, de quem é? Sem falar de que o tal pentacampeonato flamenguista só viria se concretizar em 1992, mesmo assim, sem manifestação por parte de sua diretoria no sentido de fazer revogar a decisão da CBF em decretar o Sport Clube de Recife campeão brasileiro de 1987.

A seguir, ainda falando de CBF, é ela a entidade maior de nosso futebol. Se por ela for dito que não existe Flamengo ou Vasco ou Íbis, qualquer que seja deixará de existir e de participar das atividades profissionais do esporte mais popular de nosso país. O que leva-nos à conclusão de que não existe “Clube dos 13” que decida sobre qualquer disputa interna profissional. Ilusão de qualquer dirigente que crê que ali está o ‘poder’. Mero poder de si sobre si mesmo. Humildemente, é disto que estou falando.

Prosseguindo, e agora, atacando: Que diabos a Rede Globo tem haver com a história toda? Pior: tomando posicionamento, ora ‘bolas’! Quem acompanha a peleja pelo site da rede, percebe nitidamente que a imparcialidade é posta para escanteio e escancara-se a disputa pelo título de ‘único pentacampeão brasileiro’ como sendo atitude anti-ética da parte do tricolor paulista, que deveria, segundo sua visão rubro-global de apresentar os fatos, prostrar-se diante do time da gávea e ofertar-lhe reverências, por ter ‘igualado’ seu ‘feito’. Mais uma vez, balela do ‘plin-plin’!

Quero enfatizar que escrevo não afirmando que o Flamengo é ou deixa de ser pentacampeão, assim como o São Paulo. Como torcedor, não nego que não concordo com a igualdade de títulos. Para mim, penta, apenas o São Paulo. Porém, como homem crítico, percebo obviamente que o Flamengo fora campeão sim em 87. Contudo, a disputa entre os dois times agora é por uma taça vinda da CBF, destinada apenas ao ‘primeiro pentacampeão brasileiro’. De fato, o Flamengo. De lei, o São Paulo. Como o assunto é entre entidades, minha crítica é para esse jornalismozinho empregado por uma rede tão citada como a maior potência em nosso país. Daí vem nossos problemas: se a nossa maior mídia, a alienadora-mor, toma posicionamento de forma tão exacerbada (da forma que tentei reproduzir aqui, para quem percebeu minha ‘aparente’ contradição), a ponto de desrespeitar as entidades envolvidas, os torcedores que lêem, os jogadores que fizeram história... E os jornalistas que a repugnam!

Acredito que escrever com paixão, com uma pitadinha de falta de objetividade, não faz mal. Contudo, fato preocupante é escrever em rede nacional, acessada por milhões diariamente, de diferentes credos, cores, pensamentos e paixões, tomando posicionamento sobre um fato de bastidores, tendendo a provocar, inclusive, ‘guerras’ entre as torcidas, que não tem nada a ver com isso, porém, que são as mais fracas na situação toda, que tendem a sofrer as piores conseqüências, antropologicamente falando.

Ao São Paulo Futebol Clube, parabéns pela belíssima campanha. Ao Clube de Regatas Flamengo, paciência. Entrem na justiça contra a CBF, não contra o São Paulo. À CBF, coerência. À Rede Globo, plin-plin. Abram a cabeça.

Levi de Freitas.

4 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Levi,

Seu texto foi equivocado. Além de mostrar extrema parcialidade - muito mais contra o Flamengo e a Rede Globo do que a favor do São Paulo, propriamente dito - você ainda provou desconhecer a causa dos protestos rubro-negros.

A grande discussão está na falta de ética tricolor, cujo ex-presidente, Miguel Aidar, também presidia o Clube dos 13 em 1987. Naquela época, não só o São Paulo, mas todos os outros 15 clubes que disputaram a Copa União concordaram em não jogar qualquer quadrangular, como a CBF tentava impor.

Representantes da diretoria do São Paulo, há cerca de dois meses, reconheciam o Flamengo como pentacampeão brasileiro. No entanto, agora mudaram o discurso e afirmam que são os únicos a terem conquistado o título nacional cinco vezes.

Anônimo disse...

O não reconhecimento pela CBF daquele que foi o quarto título brasileiro conquistado pelo Flamengo - o de 1987 - só não aconteceu até hoje por razões políticas, mas não vai tardar a chegar.

Curioso é notar que a maior prova de que o Flamengo é, sim, pentacampeão veio da própria CBF. A "taça das bolinhas", confeccionada para ficar em definitivo com o clube que conquistasse três títulos nacionais consecutivos ou cinco alternados, foi erguida pela útlima vez em 1992, pelo então capitão do Fla, Júnior. A partir do ano seguinte, a própria CBF aposentou a taça, e não a entregou ao Palmeiras, ao Botafogo, ao Grêmio, ao Vasco, ao Corinthians, ao Atlético Paranaense, ao Santos, ao Cruzeiro e nem ao São Paulo - que conquistaram títulos a partir dali.

Anônimo disse...

Ao criticar a Globo, você fica no seis por meia dúzia.

A emissora carioca não defende a causa do Flamengo. No entanto, mesmo que você pense o contrário, uma coisa não dá para negar: a "campanha" teoricamente feita pela Globo em prol do penta rubro-negro não é nem sombra da apelação das turmas da Record e da Band - Milton Neves, Paulo Morsa, Neto e afins.

Seria o caso, então, de analisarmos o que pensam jornalistas isentos, como Juca Kfouri e Paulo Vinícius Coelho, o PVC. Eu já li os textos publicados pelos dois em seus respectivos blogs. E não me surpreendi com o que encontrei: ambos defendem o Flamengo como primeiro pentacampeão brasileiro de futebol.

Carlos Eduardo Sampaio disse...

Levi, concordo aí com nosso amigo Renato. Ricardo Teixeira é o fator pimeiro de toda uma série de contradições e ' falcatruas' promovidas pela CBF. Acredito que a Globo não iria indispor seu ótimo relacionamento com o Sr. Ricardo Teixeira por causa de um título que não foi oficializado, porém reconhecido pela entidade. Acredito que foi um impulso de torcedor, que fez com que eles tocassem no assunto. Afinal é claro e notório que certos profissionais dessa emissora são rubro-negros.