sábado, 3 de novembro de 2007

PROFISSÃO: MÃE - JANAÍNA BANDEIRA

Profissão: Mãe - Janaína Bandeira

Sinceramente, ser mãe não é a coisa mais fácil do mundo, mas é uma dádiva que eu aproveito intensamente durante todo meu dia. Acordar cedo, fazer mamadeira, sanduíches, leite com achocolatado e mais uma infinidade de coisas... Isso tudo caindo de sono, pois no dia anterior cheguei tarde da aula.

Sempre falo para as pessoas que meu maior patrimônio são meus filhos. Na minha casa tenho quatro criaturinhas pelas quais daria minha vida se fosse preciso. É uma sensação maravilhosa poder gerar uma vida e carregar esse ser durante meses na barriga sentindo toda sua vitalidade. Ao nascer, aquele choro delicioso, forte, impondo sua presença a todo custo. A babação da família, noites mal dormidas, fraldas e dores decorrentes do parto recente. Amamentar, então, que maravilha!

Eles vão crescendo, aprendendo a andar e a falar. Os primeiros dentinhos, o primeiro passeio, os gritinhos de felicidade ao ver o mar (Acho que para eles é uma grande banheira para tomar banho). No carro, a briga para ver quem fica na janela. Em casa, mais uma vez se desentendem para escolher o canal da televisão ou de quem é a vez no videogame. Enquanto isso a pobre mãe vai contando de um até dez, para não acabar internada em um hospício para o resto da vida. O pai, que trabalha fora de casa quase o dia inteiro, só quer silêncio na hora do Globo Esporte. Coitado! Esse, se tivesse que passar pela metade do que a mãe passa o dia todo, certamente já estaria no soro. Mesmo assim, ele é um anjo que Deus colocou na minha vida.

E eles continuam crescendo. As namoradas aparecem e você tem a sensação de já estar prestes a ser avó. Socorro, estou envelhecendo! Conheci a garota e até que achei-a simpática. Ela nem pense em tomar meu filho de mim! Meu Deus, daqui a algum tempo estarão casando. Fraldas e choro novamente. Dessa vez não serão meus filhos, mas os filhos deles. Às vezes fico me imaginando sentada em uma cadeira de balanço, escrevendo meus artigos e crônicas, com um monte de netinhos a minha volta. O que será que a vida me reserva daqui pra frente? Sei que tem um Deus que cuida de mim e que, com certeza, me dará o melhor, como me deu até hoje.

2 comentários:

Carlos Eduardo Sampaio disse...

Realmente deve ser um sufoco todas essas situações que a mãe passa para criar seus filhos. Porém acho que levaste o amor de mãe até as últimas consequências quando afirmaste, no segundo parágrafo, que o choro da criança era delicioso. Coisas de mãe.
Muito legal o texto. Não se preocupe com a namorada do seu filho, afinal você é que vai ser a sogra. Ela é que tem que se preocupar.

Luiza Matos disse...

Que fiel retrato de uma mãe esse texto!
Os homens são fracos msm. Deus sabe o que faz. Imagine eles passarem por td isso que a mulher passa. Seu marido ñ foge a classe quanto diz qrer um pouco de silêncio na hora do esporte.
E envelhecer não deve ser tão ruim. Né? rsrs. Deve ter suas vantagens olhar pra trás e ver que viveu e gerou vida.
Gostei!