quinta-feira, 8 de novembro de 2007

REVITALIZAÇÃO DO PASSEIO PÚBLICO - CARLOS EDUARDO SAMPAIO

Revitalização do Passeio Público - Carlos Eduardo Sampaio












Ah! Belos tempos aqueles. Inesquecíveis. Damas e cavalheiros de mãos dadas como se tivessem caminhando por bulevares parisienses. Tempo em que a França ditava modas e costumes na nossa Fortaleza. Senhores com trajes bem alinhados, senhoras elegantes, fontes, árvores, cafés, gente culta e interessante. É claro que falo de um tempo em que não havia shoppings. Nos shoppings as pessoas se esbarram, nas praças as pessoas se encontram. Essa diferença no contato é bem interessante para tentarmos entender um pouco do que seria esse homem moderno de hoje. O Passeio Público, no centro de Fortaleza, era o lugar de encontros das diferentes classes sociais da nossa cidade. É com alegria que recebo a notícia de que a Prefeitura de Fortaleza terminou sua revitalização e nos entrega um Passeio Público revigorado, com segurança e projetos culturais para não cair no abandono e sofrer toda a sorte de ações de vândalos. Penso que se todos os comerciantes do centro da cidade parassem para refletir que eles são a parte que mais ganharão com a revitalização dos principais pontos turísticos do Centro, teríamos um lugar mais seguro, limpo e agradável. Mas na visão estreita dos nossos comerciantes do centro da capital isso é trabalho apenas da prefeitura. Vamos torcer para que o Passeio Público não caia no esquecimento novamente e traga histórias divertidas e curiosas como em tempos passados.


4 comentários:

FA13 Jornalismo disse...

É sempre bom acolher críticas construivas. A gente cresce. Do jeito que vc descreve parece até que viveu nessa época em que o passeio público era tão bem explorado. Mas não acho que esse período citado é melhor que o de hoje. A política era tão ruim qto agora e as desigualdades sociais já eram presentes.

FA13 Jornalismo disse...

Mais uma vez comentei com o login errado. Luiza Matos.

Carlos Eduardo Sampaio disse...

Querida fa13jornalismo,realmente não vivi nesses formosos tempos em que as pessoas de bom gosto e bom nível cultural, se reuniam prazerosamente nas praças para conversar, dentre outras futilidades corriqueiras da vida cotidiana, sobre política literatura e outras coisas. Eram nesses lugares que se reuniam os maiores jornalistas da nossa cidade. Também era desses lugares que saíam as idéias mais criativas e 'moleques' que tanto identifica nosso Estado. Só pra citar foram nesses espaços sociais que foi concebida a Padaria Espiritual que vc já deve conhecer. Quanto à política ela sempre foi a mesma em qualquer época.As desigualdades também. O Passeio Público era dividido em três etapas, segregando assim as classes sociais. É claro e evidente que o passeio público não vai voltar a ser o que era, mas tambpem vai deixar de ser o que ele vinha sendo a muito tempo: lugar de prostituição e vandalismo.

luiz gonzaga capaverde disse...

Guri, tu tá melhor do que a encomenda. Sensibilidade, técnica, dominio da língua. Parece mesmo que és desse tempo aí.