sexta-feira, 23 de novembro de 2007

SÓ UM DETALHE - LUIZA MATOS

SÓ UM DETALHE - LUIZA MATOS

Sempre tive curiosidade em saber o que às pessoas faziam depois do ônibus.
Para onde elas iam.
Já me imaginei diversas vezes como jornalista investigativa, daquelas que esperam só um toque no cabelo para formar o parágrafo.
Tanta senhora já aflorou minha imaginação. Era incrível ver aquelas, que estão quase no fim da vida, olhar de forma carente para a primeira poltrona que visse e esperar que alguém oferecesse o lugar aos seus cabelos brancos.
Penso como teria sido sua face na juventude. Que tipo de perfume ela gostava de usar. Por falar nisso, porque você me disse que perfume é a persuasão usada na sedução? Será que mesmo aquela velhinha com cheirinho de bebê queria atrair o olhar de alguém? Coitada, parece ter preparado muito cuscuz na vida. E agora estar abandonada pelos filhos que ela tanto fez com que tivesse um bom futuro. Mas esse sorriso que lhe escapa a boca, ao ouvir uma musica sertaneja, inutiliza toda a minha tese. E se ela for feliz por ser devota a Deus desde a mocidade? Ou se sempre foi bom pra ela ver seu amor chegar a casa, lhe olhar com cara de superioridade e dizer: vem mulher, não vou tomar banho. Bota minha colher com o feijão na mesa. Já vai anoitecer.
Se for parar pra escrever cada pessoa com a sua respectiva particularidade que me roubou a atenção, eu escrevo meu livro. E o ambiente vai ser realmente o ônibus. Tentaria descrever o lugar que cada um demonstrava querer parar e viver um minuto de felicidade. Ou o que sonhariam em estar fazendo. A cama que esperavam encontrar para que não se sentissem ridicularizados, dormindo em meio a todos, acordando assuntados com medo de perder o destino rotineiro.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ô menina detalhista...

Escreva bem muito no blog FA13 que papai noel te dá o livro que você quer escrever...

luiz gonzaga capaverde disse...

O melhor esse, Luiza, o melhor. Adoro qdo deixas o lado lírico aflorar... Sai coisa linda, como essa crônica. Uma aparadinha aqui, outra ali, tá perfeita. Bota sua alma pra brilhar, que todos, você e o mundo, só têm a ganhar.
Bj
LG Capaverde